POR QUE O MATERIAL HOSPITALAR DESCARTÁVEL É ESSENCIAL PARA O CONTROLE DE INFECÇÕES?

POR QUE O MATERIAL HOSPITALAR DESCARTÁVEL É ESSENCIAL PARA O CONTROLE DE INFECÇÕES?

Existe uma série de produtos médicos que são fundamentais para a rotina de médicos e enfermeiros, podendo eles serem de uso único ou reutilizáveis. Todos possuem sua devida importância para a segurança e bem-estar tanto dos pacientes quanto dos profissionais da saúde. Contudo, quando falamos em risco de infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS), o material hospitalar descartável proporciona muito mais segurança em comparação com o reutilizável. 

Isso vale tanto para ambiente hospitalar quanto para consultórios, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde. Mesmo com o processo de esterilização de materiais hospitalares, o risco de fluidos e tecidos corporais não serem completamente eliminados é alto e representa, hoje, um problema de saúde pública. 

Em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde os pacientes têm uma condição clínica mais sensível e são submetidos a procedimentos invasivos, o risco de contaminação cruzada é ainda maior. Nesses ambientes, o uso de materiais descartáveis se torna, portanto, ainda mais importante.

Como os materiais médicos descartáveis ajudam a reduzir custos  

Apesar de o termo descartável estar associado à ideia de um custo mais elevado, essa questão precisa ser desmistificada. Os recursos e tempo gasto no processo de esterilização de materiais reutilizáveis é muito alto, fazendo com que a priorização pelo uso de materiais descartáveis seja mais vantajosa em áreas de alta complexidade. Essa economia reflete, ainda, em outros aspectos da gestão hospitalar, pois, ao reduzir a taxa de infecção, diminui-se também o tempo de permanência dos pacientes e as reinternações no hospital.

Além disso, as diretrizes para processar e esterilizar materiais reutilizáveis críticos e semicríticos são exigentes e envolvem uma série de etapas. Esse processo demanda, ainda, o uso de produtos químicos e mão de obra especializada. Portanto, em ambientes em que o risco de infecção é elevado, o uso de material hospitalar descartável impacta positivamente a instituição, e reduz, inclusive, o tempo de preparação na sala de cirurgia, trazendo mais segurança aos pacientes. 

Produtos hospitalares descartáveis da CF

A Cirúrgica Fernandes comercializa para todo o Brasil uma grande variedade de materiais médico-hospitalares descartáveis. Navegue pelo nosso site e confira o nosso catálogo.

Menu