PAVM – Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e suas medidas de prevenção

PAVM – Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e suas medidas de prevenção

Sem categoria

Com o passar do tempo e surgimento de novas tecnologias, muitos estudos têm sido feitos objetivando melhorar medidas para prevenção e tratamento da PAVM (Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica). Acompanhe o que deve ser oferecido ao paciente e onde encontrar o material hospitalar no Brasil.

O que é PAVM

A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM) é a mais preocupante infecção nosocomial em pacientes que se encontram sob assistência ventilatória mecânica (AVM). Ainda que atualmente sejam vistos avanços no entendimento da doença, o percentual de sua incidência ainda é considerado inaceitável.

Dados estimam que a PAVM tenha incidência de 9% a 27% com taxa de mortalidade que varia de 25% a 50%. Também é a causa pelo prolongamento no tempo de permanência na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o que também impacta negativamente nos custos hospitalares.

Estratégias para prevenção da PAVM

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) determinou uma cartilha de estratégias para a prevenção da PAVM:

  • Os profissionais de saúde devem sempre higienizar suas mãos, de acordo com técnica padrão;
  • É preciso manter o paciente em decúbito elevado (30-45 graus);
  • Aspirar a secreção subglótica com frequência. Para tal, um item que deve ser incorporado à essa rotina é a Sonda
  • Endotraqueal com aspiração supra cuff, encontrada no lista de produtos da Cirúrgica Fernandes.
    Também, é possível optar pela Cânula de Traqueostomia, das marcas Portex, Comper e Well Lead, ambas com cânula interna para garantir a limpeza da secreção e, dessa forma, aumentar a vida útil do produto;
  • Adequar o nível de sedação diariamente e realizar teste de respiração espontânea;
  • Manter a higiene oral do paciente fazendo uso de antissépticos;
  • Fazer uso correto de bloqueadores neuromusculares;
  • Monitorizar a pressão do cuff do tubo. Neste sentido, a medida da pressão do cuff é fundamental para evitar a microaspiração da secreção acima do cuff, prevenindo, dessa forma, a PAVM.
    Na loja cirúrgica de SP, é possível encontrar equipamento próprio para tal: o insuflador e medidor de pressão do cuff, da marca Portex;
  • Priorizar a utilização de ventilação mecânica não-invasiva. Nesse caso, a Máscara para Ventilação Não-Invasiva (VNI) conta com “garras” para auxiliar na fixação facial. Na Cirúrgica Fernandes é possível encontrar nas marcas Comper (PVC descartável) e Foyomed (silicone reutilizável);
  • Dar a devida atenção aos períodos de troca do circuito do ventilador;
  • Cuidar para que não haja extubação não-programada (acidental) e consequente reintubação do paciente;
  • Conferir a indicação e os devidos cuidados com os umidificadores e sistemas de aspiração;
  • Priorizar a intubação orotraqueal. Deve ser feita de forma criteriosa, com correto processamento dos produtos de assistência respiratória e em conformidade com as normas sanitárias vigentes e outras evidências científicas disponíveis.

Encontre produtos hospitalares para PAVM

A Cirúrgica Fernandes comercializa uma grande gama de produtos médico-hospitalares e está capacitada a atender, com agilidade, às necessidades de reabastecimento de suprimentos de hospitais e clínicas em todo o Brasil. Navegue pelo site para obter maiores informações.