O uso do punch dermatológico para biópsia de lesões da pele

Sem categoria

Saiba o que é punch dermatológico e como se dá seu uso para biópsias de lesões da pele. Veja também onde encontrar punch cirúrgico e outros tipos de material hospitalar pela internet.

A biópsia é um procedimento considerado simples e objetiva à retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise em exame.

O que é biópsia e por que é fundamental em diagnósticos

O intuito da biópsia é de esclarecer ou confirmar diagnósticos, e o exame é realizado após aplicação de anestesia local.

O fragmento de tecido é retirado com auxílio de bisturi ou punch cirúrgico (feito a partir de material cortante e se assemelha a um canudinho usado para ingerir líquidos).

A amostra de tecido, após ser retirada, deve ser enviada a um laboratório que a submeterá a um exame microscópico, o exame histopatológico.

Durante o exame, o profissional de saúde consegue identificar quais alterações a doença está causando no órgão em questão.

Em casos dermatológicos, a biópsia é requerida com o intuído de auxiliar no diagnóstico de doenças de pele císticas, inflamatórias, tumorais, de depósito ou do desenvolvimento.

Em biópsias excisionais, o propósito é a resolução do processo através de avaliação da suficiência das margens de ressecção cirúrgica.

O punch

O punch nada mais é que um cilindro de superfície cortante que, no momento da biópsia, é girado de forma rotatória, aprofundando-se na pele e permitindo a remoção de um tecido, podendo chegar até mesmo à gordura subcutânea.

A ferida resultante do procedimento é singela e pode ser suturada. Existem vários diâmetros de punch disponíveis no mercado, cada qual com seu propósito.

A importância do punch para biópsia de lesões da pele

Na biópsia de lesões da pele com uso de punch dermatológico, o médico responsável remove uma amostra de camadas mais profunda da pele, utilizando o cilindro cortante, que atravessa todas as camadas da pele (incluindo epiderme, derme e a região superior do tecido celular subcutâneo).

No procedimento, é feito uso de anestesia local, aplicada pelo próprio dermatologista.

O punch é indicado especificamente para remoção de amostra de pele, uma vez que foi projetado com um ângulo ideal e diâmetro que possibilita a obtenção de segmento do tecido de forma simplificada.

O uso de punch dermatológico é restrito ao médico ou profissional de saúde capacitado. O punch deve ser utilizado logo após ser retirado da embalagem.

Jamais pode ser usado se a embalagem já estiver aberta, rasgada ou danificada. É descartável e de uso único, sendo que também conta com data de validade.

O punch dermatológico é um material hospitalar, e pode ser encontrado no catálogo da Cirúrgica Fernandes.

Encontre punch dermatológico e outros materiais hospitalares na Cirúrgica Fernandes

A Cirúrgica Fernandes conta com punch dermatológico e uma ampla gama de produtos médicos e hospitalares, estando preparada para atender e suprir, com agilidade, todas as necessidades de reabastecimento de suprimentos de clínicas e hospitais de todo o País.

Navegue pelo site para saber mais sobre a Cirúrgica Fernandes e seu catálogo de produtos.

Menu