O processo de hemostasia e a importância dos instrumentais cirúrgicos

Sem categoria

Veja no que consiste a hemostasia e qual a importância dos instrumentais cirúrgicos nesse procedimento. Saiba também onde encontrar material hospitalar, como pinça kelly ou pinça hemostática pela internet.

A hemostasia é o processo que visa prevenir, deter ou impedir o sangramento, podendo ser realizado simultâneo ou individualmente com uso de ligadura de vasos, eletrocoagulação ou compressão.

De fato, a hemostasia se inicia antes mesmo da cirurgia, quando são realizados os exames de tempo de coagulação e dosagem de pró-trombina, ainda no pré-operatório imediato.

Instrumentais para hemostasia:

Esse grupo é constituído por todos aqueles instrumentais destinados ao pinçamento de vasos sangrantes. Representados por pinças nas formas retas e curvas, por exemplo, as pinças Kelly, Halstead, Rochester, preferidas pelos cirurgiões por proporcionarem um manuseio mais fácil.

As pinças hemostáticas são usadas em situações que exigem instrumentos mais longos. As pinças atraumáticas são usadas para hemostasia temporária.

A hemostasia pode ser temporária ou definitiva, preventiva ou corretiva. O método de hemostasia por pinçamento é cruento e temporário, podendo transformar-se em definitivo por ligadura, cauterização ou angiotripsia.

Em cirurgia vascular, utilizam-se pinças hemostáticas atraumáticas para que não se produzam danos na parede dos vasos quando aplicados, não favorecendo a trombose. As atraumáticas mais utilizadas são as de Buldogue e Satinsky. As pinças hemostáticas traumáticas, quando aplicadas, são substituídas por ligadura ou eletrocoagulação, sendo as mais utilizadas: Rochester, Kelly e a longa de Mixter.

Fonte das informações: Portal Educação

Importância dos instrumentais cirúrgicos para hemostasia

Os instrumentais cirúrgicos para hemostasia podem ser diversos, e cada um apresenta sua devida importância.

Há aqueles que se destinam ao pinçamento de vasos que se encontram sangrando, e geralmente são constituídos por pinças retas e curvas, como, por exemplo, as pinças Halstead, Kelly e Rochester, que costumam ser as mais utilizadas devido ao fácil manuseio.

As pinças hemostáticas, por sua vez, são mais utilizadas em procedimentos que exigem instrumentais cirúrgicos mais longos.

Para conhecer todos os materiais cirúrgicos, como pinça, bisturi, punch e afastador Gosset, acesse aqui o catálogo da Cirúrgica Fernandes.

Conheça também a apostila de produtos e confira os vários modelos de caixa cirúrgica (página 129).

Encontre instrumentais cirúrgicos, como afastador Gosset, pela internet

A Cirúrgica Fernandes comercializa diversos tipos de instrumentais cirúrgicos, tais como: bisturi, pinças, punch e afastador Gosset, e, por isso, está preparada para atender às necessidades de reabastecimento de material hospitalar de hospitais e clínicas de qualquer lugar do Brasil.

Navegue pelo site para conhecer o catálogo da Cirúrgica Fernandes.

Menu