Manutenção preventiva de instrumentais cirúrgicos

Sem categoria

Acompanhe a importância da manutenção preventiva de instrumentos cirúrgicos, e onde encontrar instrumentais cirúrgicos pela internet.

O hábito de investir em manutenção de instrumentais já é uma prática histórica presente no universo dos profissionais de saúde em geral, como médicos, biomédicos, enfermeiros e outros especialistas ligados à área cirúrgica.

Em vista disso, surgem valores atualizados que rodeiam esses trabalhos e que devem ser conhecidos e praticados em hospitais, clínicas e laboratórios.

Evolução das práticas manuteníveis

Antigamente, a manutenção de instrumentais cirúrgicos era vista como uma prática de alto valor econômico, não sendo permitida em diversos casos justamente por conta desta questão.

Já nos dias de hoje, por outro lado, a situação ganha nova perspectiva. Por meio de ações qualificadas, as reconstruções de equipamentos médicos e cirúrgicos passou a estar presente nas relações comerciais, particulares ou industriais.

O que corroborou para a prática, como proeminente informação em todos os procedimentos de manutenção de instrumentos cirúrgicos, é o fato de que, em tempos passados, os produtos que apresentavam problemas eram imediatamente descartados pelos responsáveis, contudo, hoje esta situação se modificou.

Aspiradores revestidos, pinças e empunhaduras passaram a ser considerados materiais passíveis de serem mantidos ativos por mais tempo graças a manutenções de diversas ordens (antes ou após os procedimentos).

Manutenção na prática

Uma das condições essenciais para a manutenção de instrumentos cirúrgicos reside na correta limpeza para uma esterilização bem-sucedida.

Após o processo de limpeza, o instrumento deve estar macroscopicamente limpo, isto é, sem resíduos aparentes. Essa inspeção pode ser feita visualmente.

Por outro lado, áreas mais complexas, como articulações ou puxadores, alças, juntas ou passos roscados devem ser conferidos com cuidado extra.

A fim de evitar corrosão ou outros danos causados pelo atrito metálico, escovas ou esponjas metálicas nunca devem ser usadas na remoção de manchas.

Os instrumentais que apresentarem fissuras nas regiões articulares, assim como instrumentos deformados, danificados ou desgastados, precisam ser substituídos, já que passam a ser considerados inutilizáveis em suas funções.

Produtos para manutenção de instrumentos cirúrgicos

Para uma melhor conservação dos instrumentos cirúrgicos, é recomendável o uso de alguns produtos lubrificantes nas dobradiças, articulações, superfícies deslizantes e selos ou roscas, como, por exemplo, punções, pinças e tesouras (logo após tais materiais terem passado pela limpeza e desinfecção).

A utilização de lubrificantes pode contribuir significativamente para o aumento da vida útil dos instrumentais, já que evita o atrito, propiciando uma medida preventiva contra a corrosão.

Os produtos utilizados na conservação de instrumentos cirúrgicos devem seguir alguns requisitos:

  • Devem ter capacidade de esterilização por meio de vapor e ser permeável a ele;
  • Ser à base de óleo mineral (ou parafina);
  • Ser biocompatíveis

Como fazer a desinfecção/ limpeza dos instrumentos cirúrgicos, segundo normas do fabricante

  1. Após o uso, mergulhe os instrumentais em água com temperatura de 40º – 45º durante 10 –20 min.
  2. Promover a limpeza um a um em água morna.
  3. Escovar com detergente ou sabão neutro
  4. Enxaguar bem para remoção de espuma ou outros resíduos.
  5. Secar cada instrumental separadamente
  6. Não se deve deixar os instrumentais secarem sozinhos
  7. O uso de óleo fisiológico em pinças, porta agulhas e tesouras só devem ser feito após a limpeza das juntas.

Como fazer a esterilização

  1. Auto Clave Convencional: Os instrumentais devem permanecer por 30 minutos a uma temperatura de 121ºC.
  2. Auto Clave a Vácuo: Tempo máximo de 4 minutos a uma temperatura de 132ºC.
  3. Estufa: tempo de exposição de 120 minutos a uma temperatura de 170ºC.

Encontre instrumentais cirúrgicos e outros materiais hospitalares na Cirúrgica Fernandes

A Cirúrgica Fernandes conta com uma gama de produtos médico-hospitalares de qualidade e está capacitada para atender clientes de todas as partes do país com agilidade para prover o reabastecimento dos equipamentos necessários.

Em vista disso, em caso de atualização, a Cirúrgica Fernandes pode atuar como fornecedora, de instrumentais cirúrgicos, como: Punch, bisturi, além de diversos outros materiais médico-hospitalares que são encontrados no catálogo.

Em vista disso, em caso de atualização, a Cirúrgica Fernandes pode atuar como fornecedora de instrumentais cirúrgicos, como: Punch, bisturi, além de diversos outros materiais médico-hospitalares que são encontrados no catálogo.

Navegue pelo site para conferir.

Menu