Instrumentos cirúrgicos: o bisturi no ambiente hospitalar

Sem categoria

O bisturi é um dos instrumentos cirúrgicos mais conhecidos e antigos da história da medicina. Amplamente utilizado para fazer incisões, sua principal característica é portar uma lâmina extremamente afiada, de diferentes tipos para funções específicas.

Saiba mais sobre o papel do bisturi no ambiente hospitalar, quais os tipos de bisturi e onde encontrar bisturi descartável com segurança pela internet.

Bisturi: definição

Trata-se de um instrumento cirúrgico em forma de faca, de lâmina com punho e que fora projetado para fazer cortes em tecidos macios.

Ao longo da história, existiram diversos tipos diferentes, com variações na ponta, que podia ser curva, reta, quadrangular, em forma de ferro de lança ou circular, enquanto que o cabo (ou punho) também costumava ser feito de diversos materiais, tais como osso, madeira, ferro, marfim, bronze e aço.

A partir do século 20, os diversos avanços tecnológicos na área da medicina possibilitaram o surgimento do bisturi descartável, que revolucionou todo um segmento da cirurgia, passando a coexistir com os bisturis clássicos.

Bisturis tradicionais

Os bisturis tradicionais são encontrados nos tamanhos nº 3 e nº 4. No caso do primeiro, a lâmina é menor e mais destinada aos procedimentos cirúrgicos delicados, enquanto que o segundo se encaixa melhor para atos cirúrgicos mais gerais.

As lâminas de bisturi, nesse sentido, são determinadas de acordo com a aplicabilidade. Portanto:

  • O cabo nº 3 – Aplica-se a lâminas menores (nº 10, 1, 12, 15), destinados a atos mais críticos e delicados.
  • O cabo nº 4 – Utiliza lâminas maiores (nº 20, 21, 2, 23, 24, 25). São mais usados em incisões maiores.

Acesse o catálogo de bisturis da Cirúrgica Fernandes para conferir todas as opções e modelos disponíveis clicando aqui.

Bisturis descartáveis

O bisturi descartável também é um instrumento cirúrgico utilizado no procedimento de executar incisões teciduais superficiais em pacientes em processo operatório.

Indicado para o uso geral de cirurgiões, o bisturi descartável conta com cabo atóxico de plástico e com a lâmina de aço inoxidável acoplada, que facilita e auxilia o manuseio.

Além disso, a lâmina do bisturi descartável possui uma vantagem acima das demais da mesma categoria por ser muito afiada. O instrumento também conta com uma embalagem feita a partir de papel cirúrgico, oferecendo mais segurança e também higiene com descarte após o uso.

Os bisturis descartáveis são estéreis, com cabo de plástico e acompanham especificações completas. Também contam com uma capa protetora integrada que evita a necessidade de descarregar a lâmina manualmente, o que previne contra ocorrências de lesões acidentais dos profissionais médicos durante o descarte da lâmina atendendo a normativa do Ministério do Trabalho NR-32.

Fonte: instrumentadorasdeplantao.com.br

Acesse o catálogo da Cirúrgica Fernandes e confira o bisturi descartável.

Encontre bisturi descartável hospitalar com segurança e qualidade na Cirúrgica Fernandes

A Cirúrgica Fernandes comercializa uma grande gama de produtos médico-hospitalares e está capacitada para atender, com agilidade, às necessidades de reabastecimento de suprimentos de hospitais e clínicas em todo o Brasil.

A distribuidora conta com um extenso catálogo de materiais hospitalares, como o bisturi descartável, recomendado para os mais diversos procedimentos cirúrgicos. Hoje, os bisturis possuem uma versão com dispositivo de segurança que protege o profissional da área de saúde, conforme norma NR32.

Menu