Bia Bulcão, bronze em Esgrima no Pan 2019, é patrocinada CF!

Bia Bulcão, bronze em Esgrima no Pan 2019, é patrocinada CF!

Sem categoria

A brasileira Ana Beatriz Bulcão, 25,  conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A esgrimista do florete individual é patrocinada pela Cirúrgica Fernandes e nos concedeu uma entrevista sobre essa conquista tão importante para ela e para o país. Confira!

Bia Bulcão segurando medalha de bronze com a mão direita e o mascote do Pan 2019 na mão esquerda.

Entrevista com Bia Bulcão, bronze em esgrima no Pan 2019!

CF: Por que você decidiu praticar esgrima?

BB: Iniciei por acaso. sou sócia do Clube Pinheiros desde pequena e sempre pratiquei esportes lá. Fiz a escolhida de esportes (CAD) onde você pode experimentar diversas modalidades e no final te indicam para a que você tem mais potencial. Fui indicada para atletismo e handebol, mas não se encaixavam com os horários em que eu saia da escola. Resolvi experimentar então a esgrima mesmo sem conhecer muito do esporte. Me apaixonei de primeira!

CF: Como se sente sendo a primeira brasileira a alcançar o 3º lugar no florete feminino individual?

BB: Estou muito feliz. Sei quantas atletas de grande potencial já representaram o Brasil nessa categoria e queriam muito essa medalha. Sei como ela é importante e quanto significa para o florete feminino. Mas, espero que seja só o começo.

 

CF: Você deu uma entrevista para a Folha de São Paulo falando sobre a importância de trazer a diversidade para o esporte, que é visto como um esporte de elite. O fato de uma mulher negra ganhar uma medalha de bronze no Pan tem um significado muito forte. O que você gostaria de dizer para a nova geração que também quer praticar o esporte? Qual dica poderia dar a eles?

BB: A esgrima é um esporte para todos, com valores muito fortes, de respeito de cordialidade, e me abriu várias oportunidades. Infelizmente ainda temos essa imagem de ser um esporte de elite, afinal não é tão simples e nem tão difundido quanto o futebol. Mas com as iniciativas em escolas públicas e projetos sociais, essas barreiras estão sendo quebradas e aos poucos o esporte está se expandindo. Para quem quer praticar, acho que o mais importante é se divertir e se você ama esgrima, tem que começar já. É preciso trabalhar muito e ter muita paciência para trazer medalhas.

CF: Qual a importância do patrocínio de empresas, como a Cirúrgica Fernandes, para o esporte brasileiro? Qual recado você poderia dar a eles?

BB: É essencial! A esgrima não é um esporte muito popular no Brasil e para realizar uma preparação em alto nível é preciso participar de diversas competições fora do país. As empresas privadas precisam abrir os olhos para os valores que os esportes representam e compreender o retorno deste investimento melhor. A empresa que investe em um atleta está conectada com os valores que o esporte representa. Se eu não tivesse empresas como Cirúrgica Fernandes me apoiando e acreditando junto comigo no meu trabalho, não teria essa tão sonhada medalha hoje.

 

CF: Como as pessoas que se tornaram suas fãs durante os jogos podem continuar acompanhando e torcendo por você?

BB: Nas minhas redes sociais. No Facebook (Bia Bulcão) e Instagram (@biabulcao) além do meu site para acompanhar minha programação www.biabulcao.com.br

 

 Créditos das imagens  – Washington Alves/COB

Menu