Aprofundando-se em drenos: colangiografia pelo dreno Kehr

Sem categoria

Acompanhe as funcionalidades dos drenos e como o dreno Kehr auxilia no procedimento de colangiografia. Veja também onde encontrar materiais cirúrgicos pela internet.

Drenos são equipamentos usados para a remoção de ar ou fluídos já presentes na região interna de uma cavidade ou ferida, além de também ser uma forma de prevenção ou de orientar trajetos fistulosos.

Principais finalidades dos drenos

A principal finalidade destes aparelhos consiste em criar ou determinar um percurso artificial (de menor resistência) entre uma ferida ou cavidade e o meio externo, de forma que as secreções possam ser eliminadas percorrendo um trajeto mais curto.

Os dispositivos podem ser utilizados em vários contextos em que seja preciso possibilitar a saída de líquido de uma determinada cavidade corporal. O modo de uso e controle dos drenos depende especificamente de cada tipo de dispositivo.

Classificação dos drenos:

No geral, esses dispositivos podem ser classificados como:

  • Dreno aberto;
  • Dreno de reservatório;
  • Dreno de sucção fechada;
  • Cateter para drenagem de abscesso.

O papel do dreno de Kehr para colangiografia

Seu uso se limita a indicações médicas, que devem levar em consideração as vantagens, desvantagens e possíveis complicações.

É importante destacar que esse equipamento é destinado à drenagem da via biliar principal. Para que ele cumpra com sua finalidade principal, é preciso manter alguns cuidados na hora de manusear, garantindo os benefícios de sua utilização durante todo o procedimento.

O que é colangiografia

A colangiografia é um exame que utiliza imagens para visualizar o caminho da bile, avaliando a árvore biliar, desde o fígado até o duodeno, possibilitando a identificação de possíveis obstruções dos canais em que passa a bile, assim como possíveis estenoses, lesões ou dilatação dos ductos.

O exame também é usado para diagnóstico com precisão de palpilite e litíase coledociana.

O dreno de Kehr, na colangiografia, é inserido nas vias biliares extra-hepáticas, possibilitando a drenagem externa, descompressão e até mesmo como prótese modeladora, após anastomose biliar, quando precisa ser fixado por meio de pontos na parede duodenal lateral ao dreno, para assegurar que não ocorra saída espontânea do dispositivo.

A colangiografia pelo uso de dreno de Kehr

O exame pelo dreno de Kehr tem como principal objetivo identificar quaisquer cálculos biliar residuais não detectados anteriormente, analisar as reais condições do sistema do ducto biliar e visualizar pequenas lesões, dilatações ou estenoses dentro dos ductos biliares.

O uso desse dreno é indicado em casos de cirurgias de via biliar em que há pretensão de realizar a colangiografia posterior, quando se constata má drenagem biliar ou papilite, e também em casos de cálculo residual que não foram retirados pelo médico, além dos pacientes com neoplastia inoperável.

Encontre drenos de Kehr pela internet com segurança e qualidade

A Cirúrgica Fernandes é uma fornecedora de produtos médico-hospitalares que conta com diversas opções e, por isso, está pronta para atender às necessidades de reabastecimento e atualização de equipamentos de hospitais e clínicas de todo o país.

Conheça também a apostila da Cirúrgica Fernandes clicando aqui, e confira os vários modelos de instrumentos cirúrgicos.

Menu